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Apoio internacionalização
Designação: PROJECTOS INDIVIDUAIS – Internacionalização
Código: NORTE-02-0752-FEDER-013194
Objetivo: Reforçar a competitividade das PME’S
Região: Norte
Entidade: Aldeco SA
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Data de aprovação: 21/02/2016
Data de Início: 21/09/2015
Data de Conclusão: 20/09/2017
Custo: 141.374,08 €
Apoio: FEDER – 63.618,64 €
Objetivos: Consolidar a presença nos mercados internacionais.
Elencamos de seguida os principais objetivos a que nos tínhamos proposto, aquando da nossa candidatura, e as respetivas metas alcançadas:
Recursos Humanos: pretendíamos passar de um total de 43 para 46 colaboradores, e alcançámos, na média de 2018, 45 colaboradores. Já na taxa de emprego altamente qualificado, prevíamos passar de 7 colaboradores licenciados para os 10, algo que conseguimos e ultrapassámos, uma vez que registamos em 2018 um total de 12 postos de trabalhos para pessoas licenciadas.
Em termos de volume negócio total, havia a expetativa de alcançarmos um crescimento de aproximadamente 40%, em 4 anos. Tendo sido anos bastante complexos, no setor têxtil, essa realidade impediu-nos de lograr o objetivo previsto, pelo que nos ficámos com um crescimento de quase 15% face ao ano de pré-projecto.
Ao mesmo tempo, prevíamos que os mercados externos tivessem um peso de 50% no total da nossa faturação. Neste indicador ficámos abaixo do expectável, alcançando somente 32% de volume de vendas para os mercados internacionais. Apesar disso, em termos absolutos vendemos mais do que ano pré-projeto.
Analisando as áreas críticas que identificámos na candidatura, temos de considerar que em nenhuma ficámos fora do objetivo, ainda que nem sempre o tenhamos alcançado a 100%. Estamos neste momento com um portefólio de produtos mais diversificado, face aos constrangimentos no mercado mundial do têxtil, criámos uma nova marca para um novo segmento , estamos diversificados em 58 países, pelo mundo inteiro, somos hoje uma empresa mais capaz do ponto de vista da estratégia e do marketing, muito fruto dos estudos que realizámos, e continuamos a ser uma empresa inovadora e criativa, como temos sido nas últimas décadas.
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